30.10.09

Homenagem: Halloween


O Halloween, a Grande Abóbora e o que temos a ver com isso


Todo ano a gente ouve a mesma coisa: o Halloween tá chegando. A verdade é... e daí? Mesmo sendo consumidora voraz de terror, a data não me emociona. Antes de tudo, esclareço que não sou militante nem nacionalista mas... não deu certo. Acho que a gente devia desistir.

Halloween soa comercial, soa fake, soa americano.
E por ter isso em mente resolvi investigar sobre esse dia tão comentado.
De quem foi a ideia de transformar abóboras em lâmpadas? E os doces? Você sabe de onde vem a ideia das fantasias? Durante minha investigação encontrei uma história bem sinistra. Leia e depois decida se você é realmente adepto.

A LENDA DE JACK O´LANTERN. Jack era um alcoólatra que em 31 de outubro o Diabo veio levar sua alma. Desesperado, ele implora pelo último gole, o Diabo concorda, mas Jack estava sem dinheiro e pede ao Diabo que se transforme em moeda. O Diabo queria se livrar daquilo e concorda. Jack pega a moeda e coloca na carteira, que tinha um fecho em forma de cruz. O Diabo fica preso e implora pra sair, concordando em deixar Jack em paz durante 1 ano. No ano seguinte, volta o Diabo. Esperto como sempre, Jack pede pra ele pegar uma maçã em cima da árvore. O idiota sobe e Jack desenha uma cruz no tronco. Novamente o Diabo fica preso, implorando pra descer. Jack pede para ser deixado em paz para sempre, e é o que acontece. De qualquer forma, logo depois Jack morre. Ele tenta entrar no céu, mas seu visto é negado. Lembra-se do Diabo e vai até ele. O Diabo, ainda humilhado e envergonhado, não aceita sua entrada no inferno, mas joga uma brasa pra Jack andar pelo limbo. Para que a brasa não apague, Jack a coloca dentro de um nabo (sim, um nabo, e não uma abóbora!) e sai perambulando. Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O´Lantern (Jack da Lanterna). Todo dia 31 de outubro, quem presta atenção e vê uma luzinha fraca sabe que é Jack, procurando um lugar.

Nabos? Mas não são abóboras? Como sempre, os Estados Unidos se apropriam de tudo e para a América (e todo o resto do mundo) Jack passou a iluminar seus caminhos com esse legume. Os nabos eram mais raros, abóboras têm aos montes... Ok, mudem a lenda!

TRICK OR TREAT? Acho um absurdo pessoas que não conseguem nem pronunciar essa frase sejam adeptas do Halloween. A brincadeira de "doces ou travessuras" - adaptadas para crianças americanas - vem de um costume Europeu do séc IX chamada "souling". Os cristãos iam pedindo "soul cakes" nas casas. Para cada bolo que ganhassem, faziam uma oração para um parente morto. Acreditava-se que assim estavam ajudando as almas do limbo a irem para o céu.



É DIA DAS BRUXAS? A data não é conhecida assim à toa. A história diz que as bruxas se reuniam todo ano, neste dia, para estudar feitiços e maldições. Elas se transformavam em várias coisas, e para conseguir achar uma delas era preciso colocar roupas do avesso e andar de costas na noite de Halloween.

ESCOLHA SUA FANTASIA. Mais uma lenda, dessa vez celta, fala que os mortos ao longo do ano voltam à procura de corpos vivos para possuir. As fantasias seriam disfarces, em que usamos para confundir essas almas.

Ou seja, é tudo ao mesmo tempo nessa noite fatídica.

Gostou? Se identificou? Antes de sair fantasiado por aí, entenda se isso combina com você. Se acha que sim, Happy Halloween.

CHARLIE BROWN E SUA TURMA
Minha única e deliciosa conexão com essa data vem do episódio do desenho do Snoopy, a Grande Abóbora. Linus, o irmão da terrível Lucy (alguma semelhança?) esperava por essa entidade todos os anos, no meio da plantação, como a gente faz com o Papai Noel. Dava pena dele, porque os amigos o alertavam e Lucy o humilhava cruelmente (será q meu irmão achou a semelhança?). Resumindo, Linus acreditava naquilo e acabava perdendo as festas de Halloween. Perdia o "trick ou treat", as fantasias e os doces.



CLIQUE AQUI E ASSISTA ESSE EPISÓDIO AGORA, DUBLADO PELO SBT, NA TV TERROR.

Related Posts with Thumbnails