20.11.09

DISSECAMOS: "Deixe ela entrar"

(Låt den Rätte Komma In, 2009)



Terror elegante como poucos
Filme sueco de vampiro deixa muitos da categoria pra trás.

Ofuscado pela saga 'Crepúsculo', hoje chega ao Brasil uma história vista por um novo ângulo. 'Deixa ela entrar' é uma obra prima para quem gosta de entender melhor a (semi)vida dos vampiros. Quase nenhum efeito especial, é silencioso, os diálogos entre os poucos personagens são curtos, e a neve toma o cenário. Quase não há luz do dia. Parece que o filme é sempre à noite, e é quando lembramos que estamos na Suécia, onde as crianças saem da escola e já está escuro.



Quando digo que é para quem quer entender vampiros é porque as sutilezas do sofrimento desses seres estão todas ali. A infeliz caçada ao sangue fresco sem que a polícia perceba, o sol que rasga a pele,
o corpo que não envelhece. Vemos a elegância de quem não pode entrar sem ser convidado, com o risco de sofrer consequência. Vemos isso sem caixões, alho ou água benta. É o mundo atual, onde alugam-se apartamentos e usam a banheira para dormir, coberta de mantas e edredons, sem um fio de luz do sol.

Nossos protagonistas são excepcionais: Oskar, bom filho, mas que é massacrado na escola, e Eli, a vampirinha presa no corpo de 12 anos, triste, faminta, fraca e conformada com seu destino. Eles se encontram quando ela (que vive de cidade em cidade, sabe-se lá há quanto tempo) se muda para o prédio dele. Como acontece com todos nessa idade, a curiosidade prevalece e eles ficam amigos, quase namoradinhos. Ela o ensina a se proteger - mostrando nas entrelinhas a idade e experiência que tem - e ele a aceita como ela é, não conseguindo sair de perto.

É um filme sem a intenção de meter medo, apesar de suas boas cenas fortes. Ele é triste, gera curiosidade, vontade de saber mais um pouquinho. Atentei para um detalhe: em certo momento, uma das vítimas de Eli não morre, consegue escapar no meio da mordida, e logo vemos que ela vai se tornar vampira também . E aí achei interessante como a pessoa já sabe que aconteceu algo e começa a desconfiar. Parece a gente, sabe? "Ihh, tá esquisito. O sol tá me queimando, meu pescoço foi mordido, tô com sede de sangue... não é possível!". Ali eu vi que todo mundo já viu filme o suficiente para pelo menos saber se virou vampiro.

Se eu pudesse, ficava aqui convencendo vocês: vejam sim, acreditem, é diferente. Mas talvez seja melhor lembrá-los de uma ótima referência como argumento de convencimento: 'A entrevista com o vampiro'. Assim como 'Deixa...', foi o filme mais "plausível" de vampiros que eu já vi. Para quem não viu, alugue um e veja o outro no cinema. Hoje é feriado, tem bastante tempo. ;)

TRAILER EM WWW.YOUTUBE.COM/PRIMEIRAGOTA OU ABAIXO:


Related Posts with Thumbnails