13.8.10

Homenagem: Dia do Azar



Sexta-feira, 13 de agosto, dia do azar.
A lenda da sexta-feira 13 está em nossa vida desde nossas primeiras memórias. Afinal, quem se lembra quando começou a pensar nessa data? São tradições (péssimas, por sinal!) passadas de pai pra filho, há milhares de anos! Que sacanagem, né?

Hoje, não saia de casa e aprenda a origem deste medo.



São muitos os mitos em torno esta data tão misteriosa. O que a gente sabe é que pode acontecer qualquer coisa! E temos que estar preparados! O medo é tão grande que, se você leva um tombo na quinta 12, OK, mas se for na sexta 13, ihhh... tá vendo, é o dia do azar. O engraçado é que isso está tão entranhado na gente que até o mais cético fica mais atento. E as pessoas ficam tão loucas que procuram sinais de azar o dia inteiro (ihhh já falei a palavra azar 3x. Ops, 4!)

Sustos à parte, você sabe por que isso começou?
São 3 as explicações mais famosas, além de inúmeras datas azarentas ao longo da história. 

1) Dia da crucificação de Cristo. Os católicos têm muito medo e respeito por esta data. Praticamente não existem casamentos às sextas 13, e quando uma mãe pode adiar o parto, ela o faz. Cristo foi crucificado em uma sexta-feira, e horas antes celebrou a Última Ceia com mais 12 pessoas à mesa.

Loki, deus do fogo. Olha a cara da peste!
2) O banquete de Odin.
Nesta lenda nórdica, o deus Odin realizou uma reunião com 11 pessoas. Ofendido por não ter sido convidado, Loki, o deus da discórdia e do fogo, apareceu para estragar a festa. Sua presença provocou a morte de uma das mais belas divindades, Balder, e criou-se o mito que um encontro com 13 pessoas não acaba muito bem.

A injustiçada Deus Friga
3) A vingança de Friga.
Em outra lenda dos países nórdicos (ô gente com imaginação) Friga era a deusa do amor e da beleza, super respeitada por todos. Até que o povo se converteu ao cristianismo e tratou Friga como bruxa. Chateada, toda sexta-feira ela se reunia com 11 bruxas e um demônio, a fim de rogar pragas nos humanos.




E não acaba por aí. Como muitos já notaram até em filmes, nos EUA muitos prédios não tem o andar 13, chamados de 12A e logo após vem o 14 andar. Na história, dia 13 marcou a perseguição e massacre aos templarios, além da contrução do muro de Berlim.

Mas e o mês de desgosto? 
Para essa, ninguém tem resposta! Será que é por que rima?  

O que temos documentado é um medo que herdamos de Portugal (lá, na época das grandes navegações, agosto não era um bom mês para casamentos, pois era o auge das expedições e as noivas passavam a lua-de-mel sozinhas) e um pouco dos vizinhos Argentinos, que aconselham a não lavar a cabeça durante todo o mês de agosto, pois atrai a morte (agora entendemos os cabelinhos ensebados!)

E você, vai fazer o que hoje?


Related Posts with Thumbnails