17.6.11

Homenagem: ECLIPSE


ECLIPE: lendas, mitos e medo desde o início da humanidade. 

No último dia 14, terça, mais uma vez o mundo parou para observar o eclipse! E aí, sua imaginação correu solta neste dia? São tantas besteiras que passam pela cabeça! Eu já fico sempre com medo da lua nunca mais voltar. Ou pior quando é eclipse solar: o sol nunca mais voltar!

Pra começar, este fenômeno já mete medo só no nome: de origem grega, significa desmaio ou abandono. Sinistro, né? E bem apropriado...

Claro que agora a gente sabe do que se trata, mas imagina como era quando nada além da imaginação explicava o evento? Foram tantas explicações, teorias e crenças que a gente fica até feliz de ter chegado onde estamos.

Vamos aos exemplos...


Os escandinavos falavam de Skoll e Hati, dois lobos que, com o tempo, devorariam o Sol e a Lua.

Os antigos chineses e siameses falavam de um dragão.

Na mitologia hindu, era o demônio Rahu que perseguia o Sol e a Lua, por terem-no denunciado aos deuses pelo roubo do vinho da imortalidade.

Os mexicanos pré-colombianos flagelavam-se e faziam sacrifícios, durante os eclipses.

Para os egípcios, o malfeitor seria a serpente Apófis, inimiga de Ra, o deus-sol. Às vezes, Apófis coloca-se no caminho de Ra para promover o combate.

Na Roma antiga, os habitantes tinham o costume de gritar em voz alta, a fim de socorrer o Sol eclipsado, para chamar de volta o astro quase desaparecido.

Depois dessa, você conseguirá não se preocupar com o próximo? 



NOTA DO EDITOR:
Pedimos desculpas aos leitores pelo nosso atraso deste post, devido a problemas burocráticos com a internet!
Related Posts with Thumbnails